segunda-feira, 19 de maio de 2008

História da Semana: "A Bailarina de Degas". Teresa Lopes escreveu e Sara Costa ilustrou

A Bailarina de Degas

A casa era grande e tinha um jardim. Para lá do jardim ficava o bosque de árvores imensas que se estendiam até não poderem ser mais vistas, por entre caminhos traçados sob as folhas do Outono.
Telma adorava passear-se pelo bosque. Corria pelos caminhos, inventava outros atalhos e tentava passos de dança, braços ondulando ao sabor de melodias imaginadas.
Ser bailarina era um sonho só seu. Desde que descobrira, na biblioteca, um livro com reproduções de quadros célebres, e, nas suas páginas, umas pinturas de bailarinas, a ideia que até então lhe passara vagamente em seus pensamentos tornou-se (...)
Sobre as Autoras:









História da Semana: "O Sol e a Lua". Teresa Lopes escreveu e Sara Costa ilustrou

O Sol e a Lua

Nunca ninguém diria, quando o Sol e a Lua se conheceram, que seria um caso de amor à primeira vista. Mas a verdade é que assim foi.
Ainda o mundo não era mundo e já os dois trocavam olhares de
enlevo, já os dois se iluminavam como candeias acesas na escuridão do universo.
Quando, de uma enorme explosão cósmica, a Terra surgiu, logo o
Sol e a Lua decidiram velar por aquele pedaço de matéria, que não era mais do que uma massa disforme e sem vida.
O Sol encarregou-se de tratar dos solos. E não tardou que altas montanhas se erguessem, que árvores frondosas enfeitassem os vales e que planícies infindáveis se fizessem perder no olhar.
Depois nasceram as pedras e sempre soube o Sol (...)
Sobre as Autoras:




Escritor do Mês - Jonathan Swifte e Livro do Mês - As Viagens de Gulliver


Jonathan Swift

Escritor irlandês. Nasceu em 1667, tendo ficado órfão de pai com um ano de idade. Foi educado por um tio que, no entanto, não lhe ensinou as boas maneiras. Enquanto aluno do Trinity College of Dublin, só se distinguiu pelas punições. Devido à falta de dinheiro, teve de procurar emprego. Deste modo, em 1689 tornou-se secretário de Sir William Temple, estadista e escritor de grande prestígio. Aí Swift amadureceu intelectualmente entre os livros de Temple. Estudou na Universidade de Dublin, doutorando-se em Teologia em 1694. Observador atento das correntes políticas da época, publicou o seu primeiro panfleto de intervenção em 1701. Sentindo-se cada vez mais atraído pela política, tornou-se um conselheiro escutado por todos e ocupou-se activamente de política externa.
A sua obra é vastíssima: textos de intervenção, sátiras, poemas e ficção, destacando-se As Viagens de Gulliver, um dos livros mais famosos da literatura universal.
Faleceu em Dublin, em 19 de Outubro de 1745, surdo e louco, tendo sido o próprio a escrever o epitáfio na sua lápide.

Editado em 1726, com enorme sucesso imediato, este é um dos livros mais famosos e inteligentes da literatura universal.
Além de fazer uma sátira a toda a raça humana, o autor deste romance dá-nos a conhecer as sociedades inglesa e francesa da época e critica os aristocratas ingleses e ainda a Royal Society e a administração inglesa na Irlanda.
Sinopse da obra:
Depois do navio, a bordo do qual se encontrava, ter naufragado, Gulliver foi arrastado para uma ilha cujos habitantes, os liliputianos, eram extremamente pequenos e entravam em guerra pelos motivos mais insignificantes. Em seguida Gulliver conheceu uma terra habitada por gananciosos gigantes. Gulliver seguiu viagem por outros países e, por fim, encontrou uma raça de cavalos muito inteligentes, os Houyhnhm. Ao regressar a Inglaterra, Gulliver vai ensinar aos outros as virtudes que aprendera com os Houyhnhm.