segunda-feira, 9 de junho de 2008

Livro do Mês - Mouschi, o Gato de Anne Frank

Esta obra proporciona ao leitor um contacto efectivo com as consequências da guerra no universo quotidiano e privado de uma família e de uma adolescente. Este livro recebeu, em 2002, uma Menção Especial, assim como a sua ilustradora, que recebeu o Prémio Nacional de Ilustração.

Sinopse:
Mouschi foi realmente o gato de Anne Frank e foi levado para aquele edifício por Peter Van Pels, um jovem companheiro de cativeiro de Anne Frank.
O dia-a-dia no anexo, a rotina de um grupo de pessoas refugiadas do terror nazi e a esperança numa libertação que acabou por não chegar, são assim contados neste livro por um animal de estimação que se transformou em testemunha singular de uma tragédia humana.


Escritor do Mês:

Nasceu em Cascais em 1951. Estudou Direito e História, mas obteve uma pós-graduação em Jornalismo Internacional. Jornalista desde 1970, foi redactor e editor de vários jornais, na rádio e na televisão. Foi também professor de jornalismo e autor de livros sobre a matéria.
Iniciou a sua actividade literária no suplemento juvenil do «Diário de Lisboa».
Antes do 25 de Abril distinguiu-se como cantor-autor de intervenção. Gravou o primeiro disco em 1969. De 1994 a 2002 foi Vereador da Cultura na Câmara Municipal de Cascais. É, desde Setembro de 2003, vice-presidente e administrador da Sociedade Portuguesa de Autores.
Como escritor distingue-se na poesia, no conto, no teatro e, sobretudo, na literatura para a infância e juventude. Foi traduzido em diversas línguas.
Na área da literatura infanto-juvenil publicou três dezenas de títulos, tendo obtido diversos prémios, dos quais destacamos:
Prémio Gulbenkian de melhor livro
Prémio Ferreira de Castro (3 vezes)
Prémio Nacional «O Ambiente na Literatura Infantil» (3 vezes)
Prémio Associação Paulista de Críticos de Arte
Prémio Garrett da Secretaria de Estado da Cultura

Dia Mundial do Ambiente


O Dia Mundial do Ambiente comemora-se no dia 5 de Junho.

A tua Escola ofereceu-te várias iniciativas pois todos nós nos preocupamos com o meio ambiente. A Terra é a nossa casa por isso mesmo vamos respeitá-la e protegê-la.

Gostariamos de convidar-te para veres um PowerPoint sobre a Terra Azul clicar AQUI